segunda-feira, 30 de junho de 2014

"Torcedor morre de infarto no Mineirão durante Brasil e Chile" - que tal cuidar do seu coração?

COPA DO MUNDO - Não precisa ser apaixonado por futebol para sentir fortes emoções durante os jogos do Brasil durante a Copa. Mas cuidado! Estudos comprovam que a Copa do Mundo e, especialmente, os jogos da seleção brasileira implicam em maior incidência de infarto agudo do miocárdio.

Um exemplo disso ocorreu no último sábado, 28 de junho: um torcedor morreu de infarto no Estádio do Mineirão durante Brasil e Chile. Ele tinha 69 anos e era hipertenso e diabético. A empresa de saúde que presta serviço para a Fifa no Mineirão atendeu pelo menos quatro torcedores com sintomas de princípio de infarto no estádio durante a mesma partida.
Ontem mesmo, eu soube de outro senhor de idade também morreu de infarto durante o mesmo jogo, em sua casa, na região de Campinas.

As pessoas que sofrem problemas cardíacos durante os jogos são aquelas que já tem predisposição para doenças cardiovasculares. Entre os principais fatores de risco estão o fumo, a hipertensão arterial e o diabetes, além de história familiar de doença cardiovascular e a idade. Em geral a doença cardíaca já existe mas muitas vezes ainda não se manifestou. 
As emoções são reações naturais do ser humano, mas também podem provocar reações adversas nesses casos. Além disso, no clima dos jogos, muita gente abusa de bebidas alcoólicas, do fumo e de comidas salgadas, ou não toma direito os medicamentos de uso contínuo.

Veja essas dicas para evitar sustos durante a Copa:
  • Não beba muito e, se você é fumante, não fume tanto. 
  • Não pratique exercícios exaustivos. 
  • Não coma alimentos salgados e faça refeições pequenas. Se for diabético, não abuse de carboidratos, especialmente doces.
  • Não pare de tomar seus remédios, mesmo se você pensa em abusar da bebida.
  • Lembre-se que os jogos são um entretenimento passageiro e que a vida continua. É um momento de festa para compartilhar com os amigos e a família, para descontrair e não para estresse-se.
E atenção: 
  • Ao sentir qualquer sintoma, como dor no peito ou mal estar, o torcedor deve buscar um serviço de emergência imediatamente, ligando para o 192 ou dirigindo-se a um hospital. Não dá para esperar o jogo acabar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário