terça-feira, 10 de junho de 2014

Durma bem - e previna o diabetes!

SONO - Sacrificar o sono tem consequências mais sérias do que se pensa. Essa pausa é necessária para a manutenção de funções mentais, incluindo a memória e as emoções, e para a regulação dos hormônios e de todos os sistemas orgânicos, principalmente o sistema cardiovascular. 
Diversos distúrbios do sono aumentam a chance de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, incluindo infarto. Entre os distúrbios do sono mais comuns, ligados a estes riscos, destacam-se dormir pouco (< 7 horas por dia), o trabalho noturno e a apnéia do sono (interrupções repetidas da respiração enquanto se dorme).
Um estudo recente confirma uma forte associação entre a apnéia do sono e o diabetes. Leia abaixo, nesta matéria da Revista Veja.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/estudo-relaciona-apneia-do-sono-a-diabetes

Diabetes

Estudo relaciona apneia do sono a diabetes

Maior pesquisa a analisar a relação entre a interrupção da respiração durante o sono e o diabetes mostrou que pessoas com apneia severa têm 30% mais riscos de ter a doença

A descoberta da relação entre as duas doenças pode incentivar a prevenção precoce

A descoberta da relação entre as duas doenças pode incentivar a prevenção precoce (Thinkstock)

Quem tem apneia do sono tem mais chances de desenvolver diabetes — e quanto mais severas as interrupções da respiração durante a noite, maior a chance de desenvolver a doença. A conclusão é de um estudo feito por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, e publicado nesta sexta-feira no periódico American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

A pesquisa é a maior a reunir dados relacionando a apneia do sono a diabetes, confirmando evidências de estudos anteriores e menores. Os cientistas analisaram dados de 8 678 adultos com suspeita de apneia do sono e sem diabetes entre 1994 e 2010 e acompanharam esses pacientes até maio de 2011. Nesse período, 11,7% deles desenvolveram diabetes. Os que tinham apneia severa apresentavam 30% mais riscos de desenvolver a doença, enquanto aqueles com interrupções classificadas como leves ou moderadas tinham 23% mais probabilidade de ter o diabetes.

Leia também:
Novos estudos ligam apneia do sono à asma e ao Alzheimer
Apneia do sono ajuda a propagar tumores e aumenta o risco de morte por câncer

Outros fatores de riscos para diabetes, além do número de paradas totais e parciais de respiração, também foram levados em conta, como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC) insônia, tabagismo ou elevação da frequência cardíaca durante o sono.

"Depois de ajustar causas potenciais, conseguimos demonstrar uma associação significativa entre apneia do sono severa e o risco do diabetes", afirma Tetyana Kendzerska, principal autora do estudo. "A relação da apneia do sono com o aumento do risco de diabetes que encontramos em nosso estudo pode permitir a prevenção precoce".

Nenhum comentário:

Postar um comentário