domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cuidados com o calor

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o mês de fevereiro, até agora, já pode ser considerado o mais quente dos últimos 50 anos. Pessoas com doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão arterial e as doenças do coração, especialmente os idosos, são mais vulneráveis aos efeitos do calor, e merecem cuidado redobrado.
Aqui vão algumas dicas para enfrentar as altas temperaturas:
Hidratação
O calor excessivo nos faz perder muita água pela pele, por transpiração e evaporação, por isso deve-se beber muita água ao longo do dia todo. Atenção: pessoas idosas frequentemente não sentem sede e precisam ser lembradas para se hidratar.
Água, suco ou água de coco?
Prefira água e consuma frutas. O preparo dos sucos sempre pede mais frutas, o que significa mais açúcar e mais calorias, enquanto se perdem as fibras. Além disso, a fruta sacia mais. A água de coco também contém açúcar e deve ser moderada. Esses cuidados são especialmente importantes para quem tem diabetes ou quem quer emagrecer.
Exercícios
O verão convida às atividades ao ar livre, mas faça exercícios leves a moderados, de preferência em locais cobertos e ventilados, e evite o horário entre 10 e 16h. 
Outras dicas
Usar calçados e roupas leves, não sair em horários de sol muito forte, evitar lugares abafados e usar sempre protetor solar são outras dicas que ajudam a enfrentar o verão de maneira mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário