quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como surgiram os adoçantes?

Você sabia?

O primeiro adoçante utilizado na história, por culturas antigas da Grécia e China, foi o mel. Posteriormente, foi descoberta a sacarose, açúcar comum, originalmente obtido da cana de açúcar. Durante a I Guerra Mundial, o açúcar da beterraba era a maior fonte de sacarose.

O primeiro adoçante artificial foi a sacarina, sintetizada em 1879. Ela foi bastante utilizada durante a I e II Guerras Mundiais, pelo seu baixo custo de fabricação e pelo escasso acesso ao açúcar comum. Quando a economia mundial se recuperou, e os padrões populacionais de vida aumentaram, o açúcar voltou com toda força, a obesidade aumentou na população ocidental e a razão para se usar a sacarina deixou de ser devido o baixo custo, passando a ser mais importante a menor ingestão calórica.

A principal razão para substituição da sacarose é a expansão da disponibilidade de alimentos e bebidas para situação de restrição calórica ou de carboidratos, quer no sentido de controle de peso, diabetes ou prevenção de cáries.

Nos próximos dias, vamos falar mais sobre estes e outros adoçantes e suas principais características, e dicas para aproveitar melhor suas propriedades.

Fonte: SBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário