sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estudo da UNICAMP mostra os efeitos da remoção da gordura visceral

Estudo da UNICAMP, conduzido pelos Doutores Marcelo Lima e Bruno Geloneze, endocrinologistas do CEG, mostra os efeitos de remover, cirurgicamente, a gordura visceral. O estudo foi publicado em março de 2013, na prestigiada revista Obesity, da Sociedade Americana de Obesidade. 
A gordura visceral, presente no interior do abdome, está ligada às complicações da obesidade, como o diabetes e doenças cardiovasculares. Remover esta gordura através de cirurgia poderia ser benéfico para a saúde?
Neste estudo, este procedimento foi feito em pessoas submetidas a cirurgia bariátrica. Houve um efeito sutil, mas positivo, em alguns aspectos, como a inflamação causada pela obesidade e a produção de insulina. Por outro lado, o efeito do emagrecimento em si, promovido pela própria cirurgia bariátrica, foi predominante, independente da remoção da gordura visceral.
O artigo conclui que este tipo de estudo merece continuidade, e novos métodos poderão mostrar mais detalhes sobre a natureza da gordura visceral.

Em tempo, uma curiosidade: a gordura visceral não sai na cirurgia plástica ou lipoaspiração. A remoção depende de cortes que entram no abdome.

Leia o artigo publicado na Revista Obesity: 
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/oby.20030/full

Nenhum comentário:

Postar um comentário