sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mais alimentos mágicos... Linhaça

A semente de linhaça é realmente recomendável, rica em fibras e óleos benéficos para o coração (ômega-3 e 6). Suas fibras preenchem o estômago,retardam a absorção de açúcares e gorduras e regulam o intestino. Qualquer pessoa pode ingerir a farinha de linhaça. Não há restrição para seu consumo.
Acredito que este alimento pode ser incorporada no dia-a-dia, mas exige um pouco de disposição.
Ela pode ser triturada no liquidificador, obtendo a farinha, porém deve ser consumida no mesmo dia ou no máximo em 3 dias, se for guardada, em frasco bem fechado, na geladeira. Ou pode ser batida inteira no liquidificador com leite desnatado ou semi-desnatado, suco ou leite de soja, iogurte desnatado ou  0% gordura, frutas ou sucos de fruta. A farinha de linhaça guardada por mais tempo (comprada pronta ou feita em casa) tem seu óleo oxidado e costuma ter sabor rançoso ("óleo velho").
O consumo mínimo é 1 colher de chá ou de sobremesa por dia, aumentando gradualmente para até 4 colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia, misturada nas refeições, nas frutas ou nos líquidos. Ou 2 de copinhos de café (aqueles de plástico), uma vez por dia, no café da manhã, misturada nos líquidos ou frutas.
A farinha de linhaça isoladamente não promoverá a redução do peso. É importante associá-la à dieta de baixa caloria e balanceada, com orientação de nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário