domingo, 9 de outubro de 2011

O que é, o que é? da Vigilância Sanitária

O que é, o que é? São produtos de uso controlado pela vigilância sanitária, mas que são usados abusivamente, freqüentemente adquiridos de forma irregular, e muitos deles podem causar dependência química e graves efeitos colaterais, e não são capazes de diminuir o avanço da doença que tratam. Muitos são usados há décadas e não tem estudos de eficácia e segurança nos moldes preconizados atualmente.

Dica: alguns são capazes de "controlar ansiedade" ou "reduzir o apetite".

Resposta: antidepressivos e sedativos.

O que é, o que é? São produtos de uso regulamentado pela vigilância sanitária, porém de uso livre; são usados abusivamente, não causam dependência mas podem causar graves efeitos colaterais, inclusive doenças cardiovasculares fatais e não são capazes de diminuir o avanço da doença que tratam. Muitos são usados há décadas e não tem estudos de eficácia e segurança nos moldes preconizados atualmente.

Resposta: anti-inflamatórios.

 

O que é, o que é? São produtos de uso regulamentado pela vigilância sanitária; são usados abusivamente e freqüentemente adquiridos de contrabando; causam forte dependência química e, além de não tratar nenhuma doença, causam graves efeitos colaterais, inclusive doenças cardiovasculares fatais.

Dica: são capazes de "controlar ansiedade" ou "reduzir o apetite".

Resposta: cigarro.

 

O que é, o que é? São produtos de uso controlado pela vigilância sanitária, mas que são usados abusivamente, freqüentemente adquiridos de forma irregular; a dependência química é muito raramente observada; alguns que foram associados a efeitos colaterais sérios já foram retirados do mercado há anos; não são capazes de diminuir o avanço da doença que tratam. Muitos são usados há décadas e não tem estudos de eficácia e segurança nos moldes preconizados atualmente.

Dica: são capazes de "controlar ansiedade" ou "reduzir o apetite".

Resposta: moderadores de apetite.

 

Diante deste comparativo, você acha que algum desses produtos deveria ser proibido? Alguma condição de saúde merece mais tratamento do que outra? Ou seria mais prudente reforçar as campanhas educativas e as medidas de controle?
 
Entretanto, por uni-duni-tê, os escolhidos para proibição foram os produtos que tratam a obesidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário