sábado, 28 de junho de 2014

Como Stanford pode nos ajudar com a semiologia médica?

Uma das máximas que temos nas escolas médicas mundo afora é que a arte da medicina só se aprende a beira do leito. Devido aos poucos leitos por aluno, falta de preceptores treinados em ensinar, falta de hospitais-escola e aumento do número de vagas nas faculdades de medicina, a medicina a beira do leito corre o risco de ser rechaçada para a periferia na formação médica. Como diria o mestre da consciência da abstração:
"O mapa não é a teoria" - Alfred Korzybsk
Nesta linha a faculdade de medicina da Universidade de Stanford criou há alguns anos um programa chamado Stanford 25. Em seu website eles trazem alguns professores explicando os 25 exames topográficos mais importantes na prática médica. Ao trazer estes vídeos eles desejam que o aluno leve a teoria à prática, fazendo com fidedignidade os exames físicos a beira do leito.  O programa Stanford 25 é um hands-on entre um pequeno grupo de alunos. Os vídeos são apenas uma lembrança a alunos e residentes que desejam visualizar melhor a técnica que devem aplicar diariamente.


Saiba mais e assista alguns exemplos na reportagem original:
http://academiamedica.com.br/como-stanford-pode-nos-ajudar-com-semiologia-medica


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