Depois do Halloween, muitos pais não sabem bem o que fazer com tantos doces recolhidos pelas crianças. Imagine então a família de uma criança com diabetes! Aqui vão algumas dicas do Dr Marcelo Lima, endocrinologista do CEG:
- O ideal seria combinar com antecedência, com os filhos, o que será feito com as gostosuras: as crianças sentem-se mais seguras e colaboram melhor quando há um planejamento.
- Os doces podem ter vários fins: podem ser "parcelados" ao longo dos próximos dias ou semanas, ou trocados por pequenos presentes ou passeios familiares, por exemplo. Uma boa ideia é doar uma boa parte para crianças carentes.
- No caso de crianças com diabetes, porções pequenas de doces podem caber no plano de dieta, ou doses adequadas de insulina devem ser aplicadas. Algumas famílias preferem guardar os doces para usar só em caso de queda do açúcar no sangue (hipoglicemia).
- Pesquise alimentos alternativos, divertidos e mais saudáveis, por exemplo frutas divertidas ou frutas desidratadas, A família pode ter alguns doces diet para dar à criança com diabetes, ou trocá-los pelos doces que ela ganhou.
- O Halloween não são só gostosuras: a família pode programar atividades divertidas que não envolvam doces. Digamos, mais travessuras do que gostosuras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário