terça-feira, 18 de junho de 2013

Medicamentos vencidos ou fora de uso: você sabe como descartar corretamente?

A maioria dos brasileiros joga os medicamentos vencidos ou fora de uso no lixo comum. E muita gente pensa que o mais correto é jogá-los no vaso  sanitário. 
Pois saiba que o descarte aleatório de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras, seja no lixo comum ou na rede pública de esgoto, pode ser perigoso, e traz como conseqüências a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais, além do risco à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos.

Estima-se que entre 10 mil e 28 mil toneladas de remédios são jogados fora pelos consumidores a cada ano.

Infelizmente, ainda não há na prática uma política clara para o descarte correto de medicamentos, que depende muitas vezes de  iniciativas isoladas de orientação e coleta seletiva.

Faça sua parte:
1) Evite o desperdício de remédios. Você pode fazer isso, por exemplo, evitando a auto-medicação.
2) Verifique os remédios em sua casa e separe os vencidos e as sobras. Mantenha-os na sua embalagem primária (a que tem contato direto com o medicamento). As caixas e bulas podem ser recicladas normalmente com outros papéis, mas, em alguns programas, elas auxiliam no controle ou para que o produto descartado seja enviado para seu fabricante o destruir adequadamente.
3) Procure por farmácias e drogarias na sua cidade que façam a coleta de medicamentos. Se não houver, procure o posto de saúde mais próximo para fazer o descarte.

Saiba mais no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): http://189.28.128.179:8080/descartemedicamentos

E conheça algumas iniciativas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário