sábado, 19 de novembro de 2011

Lançamento nos EUA: bomba de insulina mais fina e tela sensível ao toque

Em breve os americanos com diabetes tipo 1 terão uma nova opção de bomba de insulina, a "t:slim", da empresa Tandem Diabetes Care.


Em comparação a outras marcas, ela é menor (do tamanho de um cartão de crédito) e mais fininha, e possui uma tela colorida sensível ao toque ("touchscreen"), facilitando os comandos.
Além disso, tem bateria recarregável, mais "ecologicamente correta" e conexão USB.

Nos EUA, cerca de 20 a 30% das 1,5 milhão de pessoas que tem diabetes tipo 1 usam algum modelo de bomba de insulina, o que comprovadamente permite melhor controle de glicemia e mais qualidade de vida
No Brasil, o seu custo impossibilita o acesso a esta tecnologia à grande maioria das pessoas.
A Sociedade Brasileira de Diabetes publicou um Posicionamento sobre bombas de insulina em 2007, com uma excelente discussão sobre as vantagens, desvantagens, indicações e diversos outroas aspectos de sua utilização.

Atualmente, o Brasil dispõe somente de bombas de insulina da Roche e da Medtronic. (Obs.: ainda existe na internet a propaganda de outras marcas que não tem registro na Agência de Vigilância Sanitária, apesar de ter sido proibida qualquer divulgação no início deste ano). Nos EUA, além destas e da nova t:slim, há pelo menos três outras marcas (veja a lista comparativa). Infelizmente, adquirir aparelhos no exterior, como a nova t:slim ou a bomba da Johnson, por exemplo, é inviável, pela falta de assistência e de suprimentos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário