quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Neurocirurgia para tratar diabetes?

Dr. Peter Janetta, um renomado neurocirurgião do Hospital Geral de Allegheny, em Pittsburgh (EUA), conduziu um pequeno estudo sugerindo que um procedimento realizado no cérebro de pacientes com diabetes tipo 2 pode determinar uma melhora no controle glicêmico.

O procedimento cirúrgico, chamado descompressão microvascular, é usado para doenças como vertigem e torcicolo espasmódico, e consite na descompressão da artéria afetada, com reposicionamento e colocação de uma placa de proteção.

Foram estudados 10 pacientes com diabetes tipo 2 e que apresentavam uma compressão arterial diagnosticada por ressonância magnética na região do bulbo cerebral.

O bulbo tem influência, entre outras coisas, no funcionamento do pâncreas - e consequentemente na produção de insulina. Mecanismos neurais controlam, em especial, a primeira fase de secreção insulínica e o eixo pâncreas-fígado-sistema nervoso autônomo.

Após um ano de seguimento, sem modificar a dieta, peso ou atividade física, 7 pacientes (70%) tiveram melhora importante no controle glicêmico com diminuição da medição antidiabética. No entanto, somente 1 paciente (10%) conseguiu ficar sem medicação.

Adaptado do site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

 

Leia o artigo original (acesso aberto):

Jannetta P, Fletcher L, Grondziowski P, Casey K, Sekula R. Type 2 diabetes mellitus: A central nervous system etiology.  Surg Neurol Int 2010;1:31 (16 July 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário